ALONGAR ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: PREJUDICIAL OU ESSENCIAL?

 

Esse assunto gera muitas dúvidas aos praticantes de atividade física. Também não é à toa, vira e mexe aparecem pesquisas dizendo que é essencial alongar antes de iniciar os exercícios, após algum tempo aparecem outras dizendo que alongar antes de praticar atividade física pode ser prejudicial, então vou esclarecer melhor. Existem dois tipos de alongamentos, o Passivo e o Dinâmico. O primeiro é aquele que ficamos “puxando” e “esticando” uma parte do nosso corpo durante alguns segundos. Esse tipo de alongamento traz muitos benefícios porque gera um aumento na flexibilidade e na amplitude de movimentos, mas, não evita lesões e nem prepara a musculatura como se achava há tempos atrás, além disso, reduz a força daquele músculo para a sessão de exercícios que virá em seguida. O alongamento Dinâmico envolve movimentos, preparando a musculatura. Estes podem ser feitos antes de iniciar a sua sessão de exercícios, mas, deve se tomar cuidado para não exagerar na amplitude do movimento e causar lesões. Outra opção é o que chamamos de aquecimento específico. Particularmente eu prefiro iniciar o treinamento dos meus alunos desta maneira. Se o treino do dia for membros superiores, o aluno iniciará o primeiro exercício da série com uma carga menor e executará de 15 a 20 repetições, isso fará com que aqueça a musculatura e lubrifique as articulações. Não devemos esquecer que o aumento da flexibilidade é muito importante, pois isto sim ajuda a prevenir lesões musculares e articulares. Para isso, deve se fazer sessões de alongamento através de aulas específicas de alongamento, de pilates ou de yoga a qualquer hora do dia desde que não seja muito perto do treino de musculação.

2 thoughts on “ALONGAR ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: PREJUDICIAL OU ESSENCIAL?

  1. Já li que esse aquecimento específico deve ser feito com cargas de 50a60% da carga dee treino. O Dinâmico funciona muito bem para às juntas, com baixa amplitude de movimento e velocidade. No Judô usamos muito esses. O alongamento de puxar-estático- e bem controverso mas onde envolve movimentos de grande amplitude, como alguns tipos de lutas preserva a musculatura e prepara os ligamentos.na minha prática acho muito válido.

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