ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Atividade física realizada com regularidade e continuidade é fundamental para qualquer idade, independentemente do objetivo. Mas ela se torna essencial para o público da “melhor idade” porque tende a retardar os efeitos do envelhecimento. É nesta fase da vida que acentua-se a perda de força,  de massa muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação.

A atividade física deve ter como objetivo: manter o peso corporal, aumentar a força muscular e a flexibilidade diminuindo o risco de lesões musculares e articulares, melhorar condicionamento cardíaco e respiratório, controlar o diabetes, prevenir/controlar a osteoporose, melhorar a coordenação motora e o equilíbrio diminuindo o risco de quedas, melhorar a autoestima e o bem estar diminuindo o risco de depressões. Musculação, pilates, yoga, alongamento, dança e caminhada são atividades que trarão muitos benefícios e independência para este público.

A qualidade de vida, a autonomia e a longevidade possuem um valor inestimável para os idosos, por isso deve-se ter muitos cuidados e restrições ao trabalhar com eles, desta forma, o acompanhamento de um médico e de um educador físico é de extrema importância.

atividade fisica na terceira idade (2)

 

 

 

Deixe uma resposta