BENEFÍCIOS DA CAMINHADA: ATIVIDADE FÍSICA SIMPLES E EFICIENTE

A caminhada é um tipo de atividade física que pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora e todos os dias. Principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, a caminhada é ideal para trabalhar a capacidade cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico. Além disso, ajuda na perda de peso, no fortalecimento muscular das pernas e do bumbum, reduz a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse. Há alguns cuidados que devem ser tomando antes de sair por aí caminhando, entre eles estão: fique atento a sua pisada, o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos; mantenha o corpo alinhado e o abdome contraído; os braços devem ficar ao lado do corpo, com flexão de cotovelos em 90 graus; use um tênis apropriado para absorver mais o impacto com o solo; cuidado ao sentir dores nas canelas, se isso acontecer diminua a velocidade e evite ladeiras; faça alongamentos; hidrate o corpo bebendo água, antes, durante e depois.

Quando sentir que sua caminhada esta ficando mais fácil e não esta exigindo muito esforço da sua parte, significa que é hora de progredir. Existem algumas maneiras de fazer isso antes de começar a correr, uma  delas é aumentar a intensidade e a outro é aumentar o volume do treino. Isso pode ser feito aumentando a passada ou caminhando mais rápido; mudando os percursos, utilizando subidas e descidas;  aumentando a distância percorrida; e aumentando o tempo da caminhada. Aí sim, quando tudo isto estiver ficando moleza você poderá alternar as caminhadas com pequenas corridas, fazendo um treino intervalado, de preferência, orientado por um educador físico. O uso de um freqüencímetro é muito importante para monitorar sua frequência cardíaca e fazer com que você compreenda melhor como o seu corpo responde ao esforço exigido.

A caminhada é uma atividade física fácil de ser realizada, gostosa e não tem custos, portanto, não existem desculpas. Se você é ou está sedentário (a) comece caminhando por 30’ no seu ritmo, 3x por semana. Aos poucos, vá aumentando o número de vezes por semana até chegar a 7, quando isso acontecer siga as dicas anteriores de progressão.

Não espere chegar segunda feira, comece amanhã. Bom treino!!!

 

 

Deixe uma resposta