PIPOCA E SUAS QUALIDADES NUTRICIONAIS – Por Daniela Tarasoutchi

Com a Copa do Mundo, resolvi escrever um pouco sobre a nossa preferência alimentar nos momentos “JOGOS DO BRASIL”! #vaitercopasim

foto: pinterest
foto: pinterest

Se você já olha para a pipoca pensando nas horas a mais de exercícios aeróbios na academia, tenho uma ótima notícia: dependendo da forma de preparo e quantidades ela se encaixa muito bem como um lanchinho durante o dia até para os que estão de dieta!!

PIPOCA 1

O milho da pipoca é rico em carboidratos e principalmente fibras. Um estudo realizado nos Estados Unidos, mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação do colesterol.

Alguns estudos publicados mostram que a pipoca possui maiores teores de antioxidantes (polifenóis) do que frutas e verduras! A explicação é que a pipoca possui apenas 4% de água, enquanto que os polifenóis são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. Claro que não devemos trocar uma coisa pela outra… o consumo de vegetais deve ser priorizado na alimentação por serem fontes de vitaminas como a vitamina C (laranja, acerola, morango, maracujá), carotenoides (cenoura, beterraba, manga, abóbora), entre outros nutrientes importantes para nos mantermos saudáveis.

AGORA PREPAREM-SE PARA A MELHOR DAS NOTICIAS:

O consumo de pipoca em quantidade moderada pode estar relacionado à perda de peso. Isto porque como ela possui muitas fibras, e com isso aumentamos o tempo de digestão no estômago e ficamos saciados por mais tempo.

PARA QUE ISSO OCORRA…

Porém devemos nos atentar ao modo de preparo da pipoca! As mega porções comercializadas nos cinemas ou os pacotes de microondas são recheados de manteiga, gordura vegetal e sal, diminuindo seus benefícios e aumentando suas implicações para um maior risco de doenças como aumento do colesterol e da pressão arterial.

O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho, um pouco de água e um pouco de sal. Tampe com papel insulfilme e leve ao fogo ou ao microondas para estoura-las de uma forma mais saudável. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui também a quantidade de sal utilizada.

Portanto, podemos e devemos consumir pipoca com moderação nos lanchinhos intermediários, pois além de ser super saudável e gostoso, saímos daquela mesmice da dieta..  Quando digo com moderação, devemos consumir 1 xícara (chá) de pipoca. O objetivo é que a pipoca forneça fibras auxiliando na saciedade entre as principais refeições, além de melhorar o funcionamento intestinal e até no controle sérico das gorduras sanguíneas

Uma dica importante seria sempre consumir a pipoca acompanhada de algum liquido, de preferência água ou suco por conta das grandes quantidades de fibras! (As fibras exercerem suas funções principalmente em conjunto com liquido no nosso organismo)

Como já disse acima, o ideal seria comprarmos o milho de pipoca e fazermos em casa mesmo. Mas atualmente surgiram algumas opções comercializadas mais saudáveis que as mais antigas, que podem muitas vezes nos quebrar um galho!

1. Pipoca de milho de canjica: versão salgada (com sal marinho) e versão doce (açúcar mascavo). Essa seria aquela opção para quando assistirmos aos jogos na casa de amigos e não sabemos como a pipoca é feita por lá!

2

2. Pipoca de micro-ondas da marca Jasmine: 30% menos calorias que as convencionais, sem adição de gorduras, com sal marinho

3

 

ATENÇÃO sempre para as quantidades ingeridas!!

bjs, Dani

nosso_time3

Daniela Tarasoutchi é proprietária do blog INFORMA.

CRM 24079 / Doutoranda em Cardiologia / Tel. 11 2151 3011

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

Deixe uma resposta