RECEITA – BLACK COD DO RESTAURANTE NOBU – POR Malu Facchini

Hoje, além de passar uma receita, irei também dar uma dica de um restaurante que adoro…
Muitas pessoas pensam que depois de passar o dia na cozinha do meu restaurante, não vou para cozinha de casa. Mas é um grande engano. Pois todos os dias praticamente marco minha presença por lá. A qual uma é totalmente diferente da outra. A de casa não existe nenhum tipo de cobrança, é só terapia!
Cozinhar além de ser um grande prazer é uma maneira de externar meu amor e de cuidar de quem amo.
Meu filho menor, Paulo Henrique, já sabendo bem disso e também porque desde pequeno está acostumado a dar atenção aos sentidos dos novos sabores, encontra sempre uma maneira muito peculiar de me apresentar um prato para que eu possa preparar para ele.
Há um tempinho atrás, disse que gostaria que eu fizesse um peixe diferente o qual havia experimentado e estava sonhando com ele…
Bem , fui apresentada ao tal peixe quando estivemos no restaurante Nobu, que fica na 105 da Hudson St em NY do magnífico chef Matsuhisa, responsável por aproximar a Ásia ao mundo da gastronomia.
Em sua receita original o chef utiliza o Bacalhau Negro, onde só comi o verdadeiro Black Cod, conhecido como carvão do pacífico, na Nova Zelândia em lugar encantador que é Christchurch. Que por sinal estava esplendido, inesquecível!
Já no Brasil, é mais comum encontramos a Merluza Negra que por sinal fica muito bom e tem um preço bem acessível. Agora vamos a receita do nosso Black Cod !!!
RECEITA DO PEIXE DO NOBU

Nobu Matsuhisa's Black cod with miso

INGREDIENTES:

– 5 colheres (sopa) de saque
– 5 colheres (sopa) de missô branco
– 3 colheres (sopa) de açucar
– 4 filés do peixe fresco escolhido (aprox. 200g por filé)

MODO DE PREPARO

Adicione o saque a uma panela sob fogo alto.
Quando começar a ferver, reduza o fogo para uma temperatura baixa e adicione o missô. Misture até que missô tenha se dissolvido por completo.
Volte para o fogo alto e adicione o açucar, misturando até que ele também tenha se dissolvido por completo.
Desligue o fogo e deixe o molho esfriar fora da geladeira.
Quando o molho estiver em temperatura ambiente, adicione o peixe e o molho a um recipiente plástico que possa ser fechado.
Deixe o peixe marinar nesse molho por 48h.
Para cozinhar, aqueça o forno a 200º. Remova o excesso de molho do peixe com as próprias mãos (sem água) e cozinhe por 15 minutos.
Finalize com o grill do forno, para dourar a parte superior dos filés.
Sirva com vegetais ou arroz japonês.

Espero que gostem!

beijo grande

Malu

 

12_thumbnail

Malu Facchini È Chef e propriet·ria do delicioso e super charmoso restaurante Caroline
( Rua Oscar Freire, 145 – Jardins. São Paulo. Fone: 11 3068 0601 ).

 

 

 

Malu Facchini
Malu Facchini
owner & chef at Caroline

4 thoughts on “RECEITA – BLACK COD DO RESTAURANTE NOBU – POR Malu Facchini

  1. Boa noite,

    No início da receita você diz que precisa adicionar o “mirim”, no entanto, esse ingrediente não consta na lista. O que é o mirim e onde posso comprar?

    Obrigado.

    1. Olá Luiz, tudo bem? como esse post foi escrito pela Malu, que é uma colaboradora do blog, enviei um e-mail e pedi para lhe ajudar com esse dúvida, ok? assim que ela responder, eu te falo, ta bem? um abraço!

    2. olá de novo Luiz, consegui falar com a Malu, e foi um erro de digitação, a palavra correta é ” Saque” e vc pode usar qualquer um.. ela costuma utilizar o Azuma Kirin. Obrigada! depois conta de ficou gostoso p gente? beijo.

Deixe uma resposta