TRABALHAR COM MODA – AS 3 ÁREAS DE MAIOR INTERESSE

Na moda, mais exatamente no ambiente corporativo, há vários caminhos a serem seguidos. você pode optar por algumas carreiras e áreas distintas…

foto: pinterest
foto: pinterest

 

As 3 áreas de atuação mais importantes do mercado de moda, sem dúvida, são: Criação, ( estilistas e coordenador de estilo ), Desenvolvimento de produto ( Gerente de produto ) e Compras ( comprador ). Mas o que faz cada profissional, dentro desses segmentos?

1- Estilista ou coordenador de moda ( área de criação ) – Você pode se especializar em um único segmento ( por exemplo: Jeans ) ou ter conhecimento em vários segmentos e coordenar o departamento de criação. Devo ressaltar que essa experiência ( em jeans, malha, tecido plano, etc ), será realmente adquirida através da vivência no mercado. Cursos são importante e fundamentais, mas o dia a dia lhe traz conhecimento técnico relevante. O trabalho de um estilista começa pela pesquisa de tendência e de mercado, através de revistas, sites, palestras, lojas concorrentes, brechós e muito importante, através de viagens internacionais às capitais da moda, onde deve-se entrar nas lojas mais importantes para conhecer as coleções e comprar amostras que serão utilizadas para reprodução de modelagem, desenvolvimento de cartela de cores e inspiração de estampas.

Ao final dessa pesquisa, o estilista, junto com o coordenador criativo, vai formatar a nova coleção, dar nome à ela, escolher elementos de inspiração para o desenvolvimento de cartela de cores, estampas, modelagens, etc. Em seguida são criados os modelos ( com base nas vendas anteriores da marca – trabalho apresentado pelo comprador do departamento ), sempre dentro de um planejamento, quantas peças devem ser compradas, quantas partes de cima, partes de baixo, etc, analisados através de relatórios de vendas das coleções anteriores, por produto, os best sellers, etc

2- Gerente de Produto ( área de Desenvolvimento de produto ) – o Gerente de produto transforma as criações do departamento de estilo ( desenhos do estilista ) em protótipos, nas peças pilotos. Ele trabalha junto com o estilista e o coordenador do departamento de criação, para transformar as idéias em produtos tangíveis e viáveis comercialmente. A função do Gerente de Produto é contatar os fornecedores, apresentar os desenhos, fichas técnicas e fotos de referências, escolher tecidos, aviamentos, fazer a gestão da engenharia de produto, construção da peça piloto, aprovação dos protótipos e acompanhamento de todos os processos, até a produção, incluindo escolha de cartela de cores, tecidos, etc. O Gerente de Produto também participa da prova de roupa e aprovação final do protótipo,, junto com o estilista.

3- Comprador de Moda ( área de compras ) – Um comprador de moda faz o planejamento de compra da coleção ou de um monoproduto, criados pelo estilista e desenvolvidos pelo Gerente de Produto, sendo responsáveol por toda gestão de fornecedores e de estoque. Esse planejamento tem foco na oferta adequada ao público alvo da marca e visa atender às necessidades dos pontos de venda ( lojas próprias, franquias e multipartas ).
Desta forma, o comprador de moda é responsável:
1- pelo relacionamento com fornecedores que possam atender às necessidades de produção e estoque, no melhor prazo, com o melhor custo.
2-pelo mix de produto
3-Pela avaliação de venda e desempenho do produto, para planejamento de futuras compras, através de relatórios e pesquisas diretas nos pontos de vendas
4- Pela análise da margem de lucro e preço final, de cada produto

Essas são as 3 profissões principais no mercado de Moda. Existem também profissionais que cuidam da área de produção e logística, por exemplo, como também os que cuidam do departamento de exportação/ Importação, os que trabalham na área de Marketing.. Cada um com sua importância e funções específicas.. Mas os que lidam com o produto e os faz tangíveis, são o Estilista, Gerente de produto e o Comprador..

Você poderá, se tiver vivido as 3 funções, assumir um departamento onde é esses 3 profissionais  ao mesmo tempo, como aconteceu comigo algumas vezes, inclusive na marca que tive há alguns anos atrás. E isso, para mim, é muito enriquecedor, pois quem conhece a cadeia completa, consegue criar, desenvolver e comprar produtos mais tangíveis e reais ao público alvo… As empresas estão buscando hoje profissionais polivalentes, que tenham conhecimento nessas 3 áreas ou interesse em fazer a gestão delas, num mesmo cargo.

foto: fashionstudiomagazine.com ( pinterest )
foto: fashionstudiomagazine.com ( pinterest )

 

Espero que esse post tenha esclarecido as dúvidas sobre a função de cada profissional.. Se quiserem saber um pouco mais sobre essas 3 áreas, por favor,  deixem suas observações, e vamos falando os temas nos próximos posts, ok?

beijo grande e sucesso em cada escolha que fizerem!

 

 

 

 

 

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

Deixe uma resposta