You are here
Home > COMPORTAMENTO > 6 DICAS PARA COMPRAR ONLINE, SEM ERRAR.

6 DICAS PARA COMPRAR ONLINE, SEM ERRAR.

Resolvi fazer esse post, porque  uma das perguntas que mais ouço de minhas seguidoras e clientes é – Você compra online? Há ainda muita gente que tem medo de comprar roupas e acessórios pela internet. Isso mesmo, medo… de errar a modelagem, de não gostar da peça, de usar cartão de crédito e ser clonado, de ter que realizar uma troca. E eu devo confessar que já senti tudo isso, mas hoje estou mais confortável com minhas compras online, porque elas viraram hábito e porque compro em lojas que confio. Por isso, vou tentar ajudá-la a ter uma boa experiência, diminuindo muito a margem de erro!


728x90 jpg

Vamos por partes.. Para que você tenha uma compra feliz, precisa prestar atenção e entender esses detalhes..

 

1-Comprar online é “seguro”?

Segundo a ABECS ( associação brasileira de empresas de cartões de crédito ), há alguns cuidados a seguir, para que a compra seja segura:

A– Sempre verifique se o site possui o protocolo https na barra de endereço – garantindo que não se trata de armadilha.

B– Ao realizar a transação, sempre irá aparecer um cadeado na barra inferior – clique nesse ícone e veja se aparece o certificado de segurança do site. Se não tiver, não prossiga.

C– Cuidado, pois um site NUNCA pedirá a SENHA de seu cartão. Jamais informe senhas de cartões em um ambiente online.

D– Nunca realize qualquer tipo de transação bancária em computador público, evitando assim que seus dados fiquem armazenados e sejam usados por terceiros.

( fontes – UOL economia )

 

2-Medidas das peças e tamanhos – Esse é o processo mais importante da compra! Como fazer?

A- Compre apenas de sites que coloquem as medidas completas e as mais importantes de cada produto.

B- Em seguida, você deve anota-las e pegar uma peça de seu guarda-roupa similar ao modelo que quer comprar e medi-la também, para depois fazer um comparativo. Para calças, é importante medir a cintura, quadril, largura de coxa e comprimento das entrepernas ( comece pelo final do gancho ). Há e-commerce que coloca todas essas medidas e outros que não. É importante enviar mensagem à eles pedindo as medidas que faltam, antes de realizar a compra.

C – Para saias, meça cintura, quadril e comprimento. Blusas e camisas – largura busto, comprimento corpo e mangas, largura dos punhos. Geralmente, os bons sites, tem um desenho ensinando a forma de medir cada tipo de produto.

D- Após anotação das medidas da peça do site e de sua peça, é hora de fazer um comparativo entre elas. Se a roupa que você quer comprar tiver medidas similares ou iguais ao do modelo de seu armário, compre! Se houver diferença de até 1cm ou menos, pode apostar, porém mais do que isso, já lhe trará problemas. Verifique outra numeração ( maior ou menor ) e se ainda assim não estiver próxima, melhor não comprar. Os “bons” sites costumam avisar quando a modelagem da peça é pequena e inclusive aconselham a comprar uma numeração maior, por exemplo.

Se você prestar atenção à esses detalhes e cuidar das medidas, vai ter uma margem de erro bem mínima, evitando a troca, por causa do tamanho.


728x90

Como Medir

Veja como fazer medidas de roupas, nesses bonequinhos

TABELA GERAL DE MEDIDAS imagem - via pinterest
TABELA GERAL DE MEDIDAS
imagem – via pinterest

 

PARTES DE CIMA - TAMBÉM PODE SER USADO PARA VESTIDOS
PARTES DE CIMA – TAMBÉM PODE SER USADO PARA VESTIDOS
PARTES DE BAIXO - CALÇAS, SHORTS, BERMUDAS
PARTES DE BAIXO – CALÇAS, SHORTS, BERMUDAS

 

3- Tecidos – Tipos e composição

O básico que você deve saber é que existem fibras naturais e sintéticas, e entre os tipos de tecidos, a malha e o tecido plano. Em nosso mercado, os tecidos usados nas marcas nacionais são muito similares, aqui está uma listinha dos principais. As fibras naturais são mais frescas, resistentes e confortáveis, além disso, deixam a pele respirar. Já as sintéticas, não absorvem a transpiração, podendo deixar cheiro desagradável na peça. A roupa fabricada com tecidos em fibras naturais, amassam mais e custam mais caro, já aquelas feitas em tecido sintético amassam pouco ( são ideais para levar em viagem ) e costumam ter preços mais acessíveis.

 

A- Malhas ( são aqueles tecidos mais flexíveis, macios, que são produzidas as camisetas básicas, blusas e vestidos ). Todo tecido de malha tem maior movimento, elasticidade e geralmente são fabricados em algodão, viscose, etc :

-Jersey

-Meia malha

-Viscose

-Tricot

B- Tecidos planos ( são os que tem menos movimento/ elasticidade, a tela é mais plana, mais durinha, usados em calças, camisas, saias e vestidos ):

-Denim

-Sarja

-Linho

-Tricoline

Uma boa dica para ficar um pouco mais familiarizada com os tipos de tecidos, é pegar uma peça na mão, toca-la sentindo se tem ou não movimento e olhar a composição na etiqueta.

F3 - 728x90

4- Trocas

Primeiramente, antes de comprar qualquer coisa, em qualquer site, LEIA A POLÍTICA DE TROCA da loja. Cada marca trabalha de uma forma e tem uma particularidade. Devo admitir que já tive muitos problemas por causa dessa política, por falta da transparência do site e não é nada agradável ter que ir à uma agência de correio uma ou duas vezes, para levar um produto que deve ser trocado. Acaba valendo mais à pena ir até a loja, provar a peça e trazer para casa aquilo que realmente gostou. Siga essas dicas, para não passar pelo mesmo:

A- Leia atentamente a política de troca do e-commerce e veja se está disposta a perder seu tempo com idas ao correio e espera de semanas, antes de ter o produto correto em mãos. Prefira aquelas que retiram a mercadoria em sua casa.

B- Verifique se você pode trocar o produto na loja física ou se só pode fazê-lo online. Algumas marcas, como a Vivara e a Zara, deixam você realizar a troca em suas lojas físicas. Mas atenção com “pegadinhas”, pois algumas lhe dão apenas uma semana para tal ( a Vivara era assim, hoje não sei se a regra mudou ) e se você for dar um presente que será trocado depois desse prazo,  terá que realizar essa troca através do e-commerce e terá que levar o produto ao correio. Hoje, com nossa atual realidade, muita coisa mudou e aumentaram as facilidades. Mas sempre verifique essa política, ok?

C- Se não puder trocar o produto em loja física, dê preferência ao e-commerce que vai buscar a caixinha da troca em sua casa, o que é muito mais confortável e simpático.

D- Geralmente as lojas online pagam pela postagem da primeira troca, confirme mais uma vez essa informação antes da compra, na política do site.

E- Segundo o Artigo 49 da defesa do consumidor, em até 7 dias ( contando do recebimento ), você pode “desistir” da compra e devolver o produto “sem justificativa” e a loja virtual deve lhe devolver o dinheiro. Claro, que usando o bom senso, pois o produto deve ser devolvido intacto. Essa é uma forma de nos proteger, no caso do item consumido não corresponder às nossas expectativas. Eu já comprei de loja online de bijoux, que se negou a trocar a peça que não gostei e disse ser “sua política”, trocar apenas itens com defeito.

5- Prefira comprar das lojas que você já conhece

Aparecerão novas lojas que você irá desejar consumir, mas pesquise tudo sobre ela antes de fechar o pedido, inclusive no reclame aqui e nas notas da página do facebook ( esse espaço é maravilhoso para saber exatamente o perfil e seriedade da marca ). E se não quiser arriscar, dê sempre preferência em comprar de e-commerce/ insta, que você já está habituada e é familiarizada com os processos e principalmente os tamanhos das peças e modelagens. Hoje em dia há plataformas que vendem, em um mesmo espaço, todas as principais marcas, nacionais e internacionais e de tudo, desde a roupa básica até acessórios e roupa de festa. Isso lhe trará mais segurança e conforto ao realizar suas aquisições.  E por último, quando comprar uma peça de qualquer marca específica, que tenha vestido muito bem, anote em algum lugar ( pode ser até no celular mesmo ), o nome da marca/ site e o número de manequim que você comprou. Isso facilitará as próximas compras.

 

6- Prefira comprar pelo computador ou Tablet

Eu sei que nossa vida migrou totalmente ao celular, mas pelo menos no começo, prefira realizar as primeiras compras em seu computador ou tablet, por causa do tamanho da tela e definição. Isso, se a loja tiver e-commerce, porque muitas só vendem por instagram/ whatsapp. Se for esse o caso, envie a imagem do produto que quer comprar à seu computador / tablet e abra a foto ali.

Acredito que esses são os maiores cuidados a serem tomados, para que você tenha sucesso em sua compra e seja feliz com o consumo online ( cada vez mais presente em nossas vidas ). O que eu posso dizer com minha experiência, é que compro muito e cada vez mais pela internet. Por causa de inúmeros fatores,  estou saindo cada vez menos de casa e prefiro comprar confortavelmente minhas roupas e acessórios ( além de produtos de Beauty ), sentada na frente de meu computador. Acho que as vantagens são maiores que as desvantagens e com o tempo, você não vai mais querer outra coisa. É claro que eu ainda vou às lojas e provo minhas peças ( isso quando não há Pandemia ), mas apenas quando estou por perto delas e quero aproveitar o passeio. Não saio mais com esse objetivo. Quais são os sites que eu compro e indico? Farfetch , Oqvestir, Sephora, Centauro, Maju Brands – instagram , Unique, são algumas delas. Os produtos chegam rápido ( mas sempre confirme, confirme seu estado, porque estou em SP- Capital ), super bem embalados, em caixas de qualidade, ( Farfetch, Maju, Unique, com papel de seda, cartinha..) e nunca tive problemas com as trocas. O que para mim não dá certo comprar online,  de jeito nenhum? Roupas de marcas que não têm padrão de modelagem e tênis, quando não é de uma marca que eu estou acostumada a usar. Acho que esse item deve ser provado mesmo, com calma e tempo, pois cada modelo e label possuem uma forma específica. Espero que essas dicas tenham lhe ajudado de alguma forma e que suas próximas compras online sejam um sucesso! E não deixe de contar para mim aqui nos comentários, qual é a sua experiência!

Gostou do post ? Não esqueça de salvá-lo para consulta e compartilhar as dicas com aquela pessoa que você ama.

Um beijo Grande

 

Eu sou a Marcia Paron, Coach de imagem e estilo, estilista e fashion buyer, autora do Curso e e-book Estilo para Mulheres Reais.

.

Quer fazer parte de minha lista vip, gratuita, do telegram? acesse AQUI.

Já segue minha página no instagram? Te espero lá, com muitas dicas de estilo, moda, autoimagem, autoestima.. @mododeusarmoda 

Já assina meu canal no Youtube? conheça mais aqui – Modo de Usar Moda 

Saiba mais sobre meu curso ESTILO PARA MULHERES REAIS e meu E-book.

Quer saber mais sobre meu trabalho e fazer um coaching comigo? me contate através do e-mail [email protected] ou desse whatsapp.


Amigos 728x90

Marcia Paron
Marcia Paron

Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.

https://buyerandbrand.com.br

Deixe uma resposta

Top