O Curta brasileiro Sorte e Fortuna (Duração – 15’ min, Direção e Roteiro – FERNANDO LEAL, Produção Executiva – YASMIN MITRI ), estará no festival de Cannes 2016. Baseado em um pequeno conto de PATRÍCIA HIGHSMITH, o Diretor/Roteirista quis colocar-se o desafio de contar as história sem diálogos, onde apenas as situações conduzissem o espectador. Por discordar da forma como os filmes vem explorando pouco a linguagem, a obra pretendeu instigar a observação de quem assiste e questionar drasticamente os roteiros com diálogos auto-explicativos, tão em moda em nosso cinema cada vez mais novelizado (salvo raríssimas em honrosas exceções).
No curta, o personagem principal ( mais um entre milhões de brasileiros que vivem á duríssimas penas ), certa noite, por um motivo fortuito, acredita ter mudado seu destino e finalmente ser aceito pela Casa Grande tupiniquim e o mercado mundial neoliberal. Seu antagonista, nem um pouco mais afortunado que nosso herói, vê na mesma chance, a possibilidade de mudar a sua SORTE e amealhar uma FORTUNA para tirá-lo da situação de penúria que sempre se encontrou. Os dois, por motivos egoístas e mesquinhos, se engalfinham noite adentro em perseguições e trapaças. Quando finalmente ocorre o encontro final, nosso herói leva a melhor, mas sem imaginar que as artimanhas e regras dessa sociedade neoliberal são mais duras e cínicas que sua pobre compreensão imaginava.
Formado em cinema pela FAAP, Fernando Leal foi fundador do núcleo de Tele Dramaturgia da Rede Record antes do mesmo se transferir para o Rio. Depois de cinco anos, retornou para o cinema. Sem contatos e dinheiro , foi buscando seu próprio caminho através de produções de curtas. “SORTE E FORTUNA” (feito com recursos próprios e com a valorosa ajuda de amigos) é o seu segundo curta, o primeiro, “GOSTO DE CORDITE” (feito em três dias com o orçamento de nove mil Reais) também foi aceito pelo Festival de Cannes. Guerrilheiro de cinema, para muitos um tolo romântico, o melhor que pode se dizer dele é que tenta se manter fiel a si mesmo.
Yasmin Mitri começou sua carreira aos 14 anos como modelo e após conhecer o Diretor Fernando Leal, que se transformou em grande amigo e inspiração, resolveu estudar cinema, formando-se pela Sorbonne de Paris. Em seguida, mudou-se para Inglaterra em busca dos melhores cursos, atuou como atriz em filmes como Pimp, ao lado de Royd Tolkien e Billy Boyd ( senhor dos anéis ) e The Sweet shop, onde divide a tela com Matthew Lewis ( Harry Potter ). Hoje, ao lado do amigo e mestre Fernando Leal, está por trás das câmeras como produtora executiva, em SORTE E FORTUNA.
São por esses brasileiros que iremos torcer no próximo festival de Cannes 2016, que acontecerá entre 11 e 22 de Maio desse ano! Fiquem ligados!
“SORTE E FORTUNA”; Duração – 15’ min.; Direção e Roteiro – FERNANDO LEAL ; Produção Executiva – YASMIN MITRI; Produção – HAROLDO MIKLOS; Dir. de Fotografia – TÉRCIO GAROLFALO; Dir. de Arte – ALINE LEONELO; Montagem – FERNANDO MAZUCO; Elenco – IAN SOFFREDINI, JORGE MARICATO; Produtora – LDS FILMES.