Estive em Maio desse ano em um dos lugares que mais amei, a Borgonha. Conhecida por seus espetaculares vinhos, essa região da França tem uma paisagem de tirar o fôlego, rodeada por verde, estradas bucólicas e uma vista deslumbrante. Fiquei em um hotel “maravilhoso” e único e visitei duas cidades lindinhas, Avalon e Vézelay.
Começando pelo hotel, a sensação que tive quando estava chegando ao Château D’Island foi inenarrável e inesquecível. Sabe aqueles momentos na vida que nunca sairão de sua cabeça? pois é, esse foi um deles. O Château, intitulado Résidence de Charme, fica situado em Vézelay, em meio às montanhas e da paisagem exuberante que rodeiam as estradas. Quando o táxi se aproximou desse castelo do século XV e avistei o lindo château, senti como se estivesse em um conto de fadas.
Nossa estadia no Château D’Island foi outra agradável surpresa. O hotel só tinha como hospedes eu e meu namorado, e fomos tratados de forma carinhosa e muito especial por Yves e Marie, um casal simpaticíssimo e super fofo que cuida do local impecavelmente. Era como se ao invés de hóspedes, fôssemos convidados. Tudo foi perfeito, desde a decoração de tirar o fôlego, dos quartos e do salão principal, onde tomávamos nosso licor após o jantar ou onde sentávamos no final do dia para relaxar, até as refeições simples, mas deliciosas feitas pela querida Marie. Com certeza foi a melhor quiche Lorraine e a melhor torta de maçã ( do pomar! ), que já comi em toda minha vida. Além disso, o cuidado com os detalhes é um encanto, as refeições foram servidas na sala de jantar, com lareira acesa e vaso de flores perfumadas e coloridas, colhidas no jardim.
Imagine um lugar lindo, acolhedor, aconchegante e inebriante? é o Château D’Island! Não deixe de conhecer as cidades de Vézelay e Avalon. São fortalezas medievais lindíssimas e podem ser percorridas em poucas horas. Vale cada minuto e tem ótimos restaurantes. Há também pequenas lojinhas que vendem vinhos deliciosos ( super baratos ), azeite, mostardas, queijos e pães da região. Irresistível! Em Vézelay come-se muito bem, há restaurantes divinos!
Só fique atento ao transporte, já que por serem cidades muito pequenas, não há ponto de táxi e você precisa ligar aos motoristas, o que muitas vezes não dá certo, por ser ligação internacional e por você estar no meio do nada, sem sinal algum! Eu passo no final desse post, o telefone de um taxista que conhecemos lá. O ideal é já deixar programado para que vá lhe buscar no dia e hora de sua chegada. A estação que deve descer para ir ao Château D’Island é a de Avalon e o hotel fica a mais ou menos 10 minutos do local, pelas estradas da linda Borgonha.
Viagem e lugar inesquecíveis.. vale cada minuto, você vai achar que está no céu!
imagens: próprias
Château D’Island – 89200 / Bourgogne – France
http://disland.free.fr / e-mail: disland@free.fr
tel 33 ( 0 ) 3 86 34 2203 / 06 86 96 4812
Táxi – Heurley – fone 03 86 34 04 52 / heurleythierry@orange.fr