QUEBRANDO OS 3 PARADIGMAS DA MODA

Um dos maiores obstáculos que tenho no blog e no Modo de Usar Moda, para convencer as seguidoras de que podem sim usar todos os looks que gostem e as tendências que quiserem, é o preconceito que foi colocado na cabeça de toda mulher sobre alguns preceitos. Isso mesmo, as próprias seguidoras, muitas vezes com uma visão distorcida sobre  beleza/ padrão estético, etc, acabam dizendo que aquilo que foi apresentado é tão lindo, mas a modelo é magra e nelas ficaria horrível, que os looks estão fora da realidade de uma mulher “real”, mais baixinha, mais cheinha.. São esses comentários que vejo e recebo e por isso, achei fundamental e necessário fazer um post com a importância em quebrar os 3 PARADIGMAS DO MUNDO DA MODA, que ninguém tem coragem de abordar assim tão abertamente. Hoje vamos falar sobre cada um deles e espero de verdade, que a partir dessa leitura, aja uma verdadeira mudança na forma de pensar e principalmente “viver” a moda… que lembremos dessas reflexões todas as vezes que formos montar um look e sejamos LIVRES para vestirmos nosso estilo, sem preconceito, com muito amor em quem somos.

AMARO Go!Glam

PRIMEIRO PARADIGMA – IDADE

Essa “regra” que foi e ainda é colocada na cabeça das mulheres, onde se diz que para cada idade há um tipo adequado de roupa, deve ser esquecida de uma vez por todas e por vários motivos. Primeiro, porque a mulher de hoje é MUITO diferente da mulher de 20 anos atrás em todos os aspectos, saúde, independência, físico, fitness, gosto, vivências.. O importante é segurar a onda e o que é isso? Vestir o que bem entender, na idade que tiver, desde que se sinta bem, feliz e confortável dentro do look! Isso não quer dizer que uma senhora de 80 anos vá usar minissaia, mas que uma mulher de 55 pode sim colocar as pernocas de fora, desde que ela se sinta bonita para tal. E não digo uma microsaia , uma minissaia confortável, porque o estilo periguete é deselegante em qualquer idade, ok? dos 15 aos 100 anos! Quem lhe disse que aos 50 e 60 anos só dá para usar tween set e cabelo curto, não enxerga a vida como ela é.. Use e abuse de cores, estampas, salto, cabelos longos, saias, vestidos, calças jeans, independente da idade que tenha.. siga o estilo e a vontade que sente de vestir algo. Tem medo e insegurança? experimente! É só tentando que você perceberá o quanto é estilosa e bonita com uma calça jeans destroyed aos 60!

JPG Bag 728x90

Idade NUNCA será um fator limitador de estilo!
imagem via pinterest – divulgação
Idade NUNCA será um fator limitador de estilo!
imagem via pinterest – divulgação
Idade NUNCA será um fator limitador de estilo!
imagem via pinterest – divulgação

SEGUNDO PARADIGMA – PESO/ ALTURA ( TIPO FÍSICO )

Assunto delicado e muito polêmico e o que me revolta é ver como nós mulheres compramos a ideia de que beleza mesmo é de Top Model. Só quem tem 1m80, pesa 50 kgs, tem braços longos, pernas de 1,20 m, pode se vestir bem e usar tudo que quiser. Apenas nessas pessoas os looks ficam ok! Isso é uma mentira muito triste, que as passarelas e as revistas de moda vendem por aí. Ao apostarem em editoriais com modelos que possuem esse biotipo, as revistas acabam fazendo uma lavagem cerebral nas mulheres , que começam a acreditar que só aquilo é referência de beleza. Nas passarelas, para que a roupa caia como em um “cabide”, eles priorizam meninas magras demais, altas demais, muitas vezes com aspecto de anorexia, o que é lamentável que ainda ocorra em pleno 2017.. Vocês realmente acham que isso é beleza? Bonito é ser quem somos, amarmos isso e nos vestirmos de acordo com nossa realidade, fazendo sempre o melhor para nos sentirmos bonitas. Qualquer look, peça, tendência, pode ser usada por qualquer mulher, independente de seu tipo físico, desde que tenhamos criatividade, bom senso, saibamos alguns truques de stylist ( cores, etc ) e queiramos vestir quem somos.
Colares_728x90_V02

Miroslava Duma – com 1m52 de altura, a fashion girl Russa usa TODAS as tendências.
imagem via pinterest- divulgação
Miroslava Duma – A fashionista mais clicada do universo fashion, tem 1m52 de altura. Saias longas ficam lindas nela! imagem via pinterest – divulgação
Onde está escrito que estilo tem a ver com peso?
imagem via pinterest – divulgação

 

TERCEIRO PARADIGMA –  COMPRAS/ CONSUMO

Nesse terceiro paradigma que vamos quebrar, tem-se a impressão de que só quem possui muito dinheiro pode andar bem vestido, porque pode comprar TUDO que vê e deseja. Pois posso lhes assegurar que não tem Bolsinha Chanel que segure um look mal produzido, mal gosto na composição de peças ( cores e estampas ) e falta de elegância! E existem muitas mulheres com muito, mas muito dinheiro, que compram compulsivamente e errado e se vestem de forma assustadora. E ainda, há aquelas que carregam com elas a deselegância no andar, na postura, nos gestos, nas palavras… e assim, não tem vestido Gucci que ajude. Porque você acha que a maioria das celebs ( modelos, cantoras, artistas ), contratam personal Stylist? porque ter dinheiro para consumir, não quer dizer bom gosto para se vestir.. Já, uma pessoa que tem o guarda-roupa com poucos e bons itens ( básicos essenciais, acessórios, etc ), tudo o que vocês já sabem e leem aqui, um cabelo bem cuidado, que acompanhe as tendências e consiga trazer para vida as dicas dos looks, adaptando ao seu estilo e modo de vida, tenha sempre um sorriso nos lábios, elegância nos gestos, etc, etc…com toda certeza, estará sempre estilosa e elegante, sem ter que passar pelo shopping toda semana. Aqui é muito importante ressaltar a importância da compra consciente e assertiva ( peças atemporais e eternas, cores certas, etc ) e organização do armário.


B01 336x280

Os delírios de consumo de Becky Bloom – excelente filme para o tema “Consumo de moda|
imagem – Elle via Pinterest – Divulgação
Um guarda-roupa efetivo e perfeito, tem as peças essenciais e a organização inteligente!
imagem via pinteres

E para finalizar esse post, eu gostaria de pedir à vocês que façam um exercício todos os dias.. dispam-se desses 3 paradigmas para vestirem quem vocês são e o que tem vontade de usar, ok? Quero saber o feedback de vocês! Livrando-nos desses preconceitos, estamos LIVRES para sermos bonitas sempre e assumirmos quem somos, de forma apaixonada! Isso vai aparecer e ficar visível, na maneira como nos vestimos, depois que nos livrarmos de todas essas limitações.

Love meninas! Ousem e sejam felizes.. A Moda permite isso SIMMM.

 

 

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

10 thoughts on “QUEBRANDO OS 3 PARADIGMAS DA MODA

  1. Adorei o texto ,bem verdade , classe e elegância não depende de marcas caras ou guarda roupa lotado, bom senso acima de tudo !!! Parabéns !!!

Deixe uma resposta