QUIROPRAXIA – ENTREVISTA COM O DR. MATHEUS MORTARI

A descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de lowa, nos Estados Unidos da América em 1897. O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro – mãos e Praxis – praticar “praticar com as mãos”. Abaixo, o Dr Matheus Mortari, especialista nessa técnica, nos fala um pouco mais sobre o tema:

QUAL O OBJETIVO DA QUIROPRAXIA?

O objetivo do tratamento é remover interferências nos nervos provocadas por vértebras mal posicionadas, disfunção conhecida como Complexo de Subluxação Vertebral (CID M99.1). Subluxações são comuns a todas as pessoas desde os primeiros anos de vida. Quedas, má postura, contusões e tantas outras situações da vida diária podem exercer grande impacto sobre as estruturas da coluna (ossos, discos, nervos, ligamentos e músculos), levando a alterações que provocarão um desgaste progressivo nas articulações.

QUALQUER PESSOA PODE SE TRATAR ATRAVÉS DA QUIROPRAXIA?

A variedade de técnicas de ajustes existente permite que o tratamento seja realizado em qualquer pessoa, do recém-nascido ao idoso, e mesmo em pacientes com osteoporose/artrose avançada ou com dor aguda.

QUANDO DEVEMOS OPTAR PELO TRATAMENTO ATRAVÉS DA QUIROPROXIA?

O sistema nervoso controla todas as funções do corpo. Desalinhamentos vertebrais provocam interferências na transmissão dos impulsos nervosos, impossibilitando o bom funcionamento dos órgãos. Compressão, irritação e tracionamento dos nervos também causam dor que irradia para os braços e pernas, dormência e formigamento nos nervos e reduz a força muscular. Estudos recentes mostram que distúrbios como asma, constipação, enxaqueca, fibromialgia, tontura, cólica infantil, entre outros têm a subluxação vertebral como uma das possíveis causas. Uma vez que o sistema nervoso sofre interferências por uma subluxação, qualquer órgão pode ser afetado, provocando doenças que normalmente não são associadas à coluna vertebral. Aproximadamente 90% dos problemas de coluna têm origem mecânica. O desalinhamento vertebral comprime a cápsula articular, provocando dor e inflamação. Também tensiona a musculatura e os ligamentos, restringe o movimento, altera a postura geral do corpo e introduz na superfície articular atrito que quando não eliminado, leva à degeneração articular (artrose) e deformação dos discos (hérnia). A Quiropraxia é o tratamento de escolha quando o exame clínico do paciente apresenta alterações biomecânicas envolvendo as estruturas osteo-articulares.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS E COMO SE DESENVOLVE O TRATAMENTO?

O tratamento consiste em uma primeira consulta, que leva em torno de 45 minutos, onde eu converso com o paciente (anamnese completa), vejo e peço exames de imagem quando necessário, faço avaliação postural, testes ortopédicos e neurológicos, palpação e o primeiro AJUSTE. Após o primeiro procedimento, avalio o número de sessões que o paciente necessita, variando de 10 a 15 sessões, geralmente uma ou duas vezes por semana. E à medida que o paciente for melhorando o alinhamento articular, começo a espaçar as sessões para 15, 20 ou 30 dias. Cada sessão leva em torno de 15 minutos apenas.

Dr Matheus Mortari ( theusmortari@gmail.com ). Telefone – 11 955551006

quiro 2

 

 

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

Deixe uma resposta