You are here
Home > COMPORTAMENTO > COMO PARAR DE COMPRAR POR IMPULSO E EM EXCESSO

COMO PARAR DE COMPRAR POR IMPULSO E EM EXCESSO

Tenho recebido muitas reclamações sobre as compras desenfreadas e desnecessárias, nessa pandemia. Segundo a neurociência, a compra em excesso pode ser causada pela paixão momentânea, por algum item muitas vezes desnecessário, consumido por escolhas apressadas e incertas, que refletem em compras desenfreadas. Isso porque existem “gaps cerebrais”, que fazem com que a maioria de nossas decisões tornem-se completamente inconscientes, principalmente em situações de estresse exacerbado ou prolongado, como as vividas durante esse período de crise, provocado pela Covid. Além disso, temos a nossa amiga Dopamina ( neurotransmissor cerebral ), que é liberada ao realizar uma compra, por exemplo, dando sensação de prazer.
.
.
Para estar menos vulnerável em seus hábitos de consumo, é importante:
1- Aumentar seu grau de consciência sobre o processo de compra, trabalhando autoconhecimento ( eu real / minhas necessidades )
2- Ter um olhar crítico para as mensagens de moda e consumo e só comprar aquilo que fizer sentido para sua jornada.
3- Faça as seguintes perguntas: “Eu preciso mesmo disso hoje? Qual sentido faz para meu estilo de vida? porque quero tanto esse item? Quantas vezes vou usá-lo?
Importante também rever suas formas de “gratificação”, já que quando são realizadas através de consumo, podem trazer culpa, prejuízo e sensação de vazio, pois são momentâneas. Sócrates, o filósofo Grego, sugere que questionemos tudo, perguntando por que fazemos coisas repetidamente, mesmo quando aquilo não preenche os vazios e não resolve o problemas atuais. Questione-se sempre antes de comprar, porque o que você busca na verdade, é o bem estar e felicidade.
.

Um beijo e até o próximo post!

.

Eu sou a Marcia Paron, Coach de imagem e estilo, estilista e fashion buyer, autora do Curso e e-book Estilo para Mulheres Reais.

Quer fazer parte de minha lista vip e gratuita, do telegram? acesse AQUI.

Já segue minha página no instagram? Te espero lá, com muitas dicas de estilo, moda, autoimagem, autoestima.. @mododeusarmoda 

Já assina meu canal no Youtube? conheça mais aqui – Modo de Usar Moda 

Saiba mais sobre meu curso ESTILO PARA MULHERES REAIS e meu E-book.

Quer saber mais sobre meu trabalho e fazer um coaching comigo? Entre em contato através do e-mail [email protected] ou desse whatsapp.

Texto – Marcia Paron
Fontes – ESPM/ Forebrain/ David Bake


728x90

Marcia Paron
Marcia Paron

Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.

https://buyerandbrand.com.br

4 thoughts on “COMO PARAR DE COMPRAR POR IMPULSO E EM EXCESSO

  1. adorei o blog. Acho que moda é importante independente de qual profissão seguir. Sou servidora pública e tenho um estilo mais basico, mas adoro estampas e vejo a importancia de vestir bem até na minha area. É O SEU RECADO PESSOAL dado ao mundo a todo tempo. Além de melhorar autoestima e cuidado para comigo. Adorei as dicas , principalmente do consumo consciente, estou a procura disso, nem minimalista nem consumista, talvez o grupo do meio. grata

    1. Olá querida Gabriella, fico muito feliz que tenha gostado do blog. Seja muito bem vinda e não deixe de me seguir lá no insta também: @mododeusarmoda. E dá sim para ser o grupo do meio, nem consumista, nem minimalista! Um beijo grande

Deixe uma resposta

Top