PÃO INTEGRAL COM NOZES – Por Malu Facchini

olá! hoje vou compartilhar com vocês uma receita de pão fácil de preparar e saudável, pois é feita com farinha integral e devido ao acréscimo das nozes, mel, etc, possui várias vitaminas.

Preparo somente em casa e às sextas-feiras, tipo terapia, sabe? pois adoro no sábado tomar um café da manhã mais caprichado e com calma.Esta receita é muito fácil de preparar e consegui com um simpático padeiro de um hotel que fiquei hospedada na Itália em Sta. Margherita, na região da Ligúria. Sou particularmente apaixonada por esta província de Gênova.

Posteriormente estarei postando mais receita e dicas sobre este lugar encantador da Itália

 

Pão Integral com Nozes imagem: reprodução-pinterest
Pão Integral com Nozes
imagem: reprodução-pinterest

 

PÃO INTEGRAL COM NOZES

 

INGREDIENTES

3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
30 g / 2 tabletes de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de mel
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de óleo de canola (se preferir substitua por óleo de coco )
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

  1. Numa tigela grande, misture bem as farinhas, o sal e as nozes.2. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma.3. Misture o conteúdo da tigela de fermento com as farinhas, usando as mãos, até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano de prato limpo e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.4. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Sove cada uma por 5 minutos.

    5. Faça uma bola com cada porção de massa e coloque numa assadeira de 40 cm de comprimento untada com óleo. Lembre que as massas irão crescer, e por isso é necessário que haja espaço entre elas. Polvilhe as massas de pão com farinha e deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno.

    6. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Faça três cortes paralelos na superfície dos pães e leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora e 10 minutos. Retire da assadeira e transfira para uma grelha ou tábua para esfriar.

 Espero que gostem! deixem seus comentários..

beijos

Malu

12_thumbnail

Malu Facchini é Chef e proprietária do delicioso e super charmoso restaurante Caroline ( Rua Oscar Freire, 145 – Jardins. S„o Paulo. Fone: 11 3068 0601 ).

 

Malu Facchini
Malu Facchini
owner & chef at Caroline

Deixe uma resposta