TARTARE DE SALMÃO – Por Malu Facchini

Com este calor…Nada melhor do que comer pratos frios e de fácil preparo à noite.

Adoro a combinação de um tartar, seja ele de carne ou de peixe,  para acompanhar uma ótima salada.  Costumo fazer o tartar de salmão, pois em casa a preferência é unânime.

Para nós mulheres, realmente o salmão tem uma grande importância. Já é sabido que este peixe possui ômega 3 e vitamina D e selênio, magnésio,  fósforo, B6…..

Mas o que eu gostaria de contar, e que nem todas sabem, é sobre a  origem  deste prato.  E  para  as pessoas que apreciam  uma boa gastronomia nunca é demais se aculturar um pouquinho, não é mesmo?

O mais popular dos tartares,  como também pode ser chamado são: o steak tartare (ou bouef tartare),  e  consiste de carne crua fresca e limpa, sem nervos e gorduras, picada na ponta da faca – moída jamais! – e depois temperada com cebola, alcaparras e acrescida de pimenta, entre outros ingredientes que mudam de acordo com a receita. Existem duas versões dobre a origem do tartar:

A primeira e que foi criado pelos tártaros, que tinham uma relação simbiótica com seus cavalos.  Ficavam mal quando morria o cavalo, mas quando precisavam comiam a sua carne.

Outras versões contam que os tártaros, grupo étnico da Ásia Central, não saíam quase nunca de cima do cavalo e comiam carne crua – sem tempo de cozinhá-la – muitas vezes colocando os pedaços embaixo da sela para amaciá-la.

Tartare da Salmão do restaurante Caroline imagem: divulgação
Tartare da Salmão do restaurante Caroline
imagem: divulgação

 

Mas agora vamos ao que realmente interessa:

RECEITA DO TARTARE  DE SALMÃO

 

INGREDIENTES

150gr de salmão fresco picado

1colher de chá de alcaparras picadas

1colher de sopa de cebola roxa

1colher de café de sal

½  de limão siciliano exprimido

1colher de azeite extra virgem

½ colher de chá de salsinha picada

 

MODO DE PREPARO

Picar o salmão e juntar todos os outros ingredientes.

Misturar e servir com uma salada ou torradas.

 

Espero que gostem!

beijos, Malu.

12_thumbnail

Malu Facchini é Chef e proprietária do delicioso e super charmoso restaurante Caroline ( Rua Oscar Freire, 145 – Jardins. São Paulo. Fone: 11 3068 0601 ).

 

 

Malu Facchini
Malu Facchini
owner & chef at Caroline

Deixe uma resposta