Com este calor…Nada melhor do que comer pratos frios e de fácil preparo à noite.
Adoro a combinação de um tartar, seja ele de carne ou de peixe, para acompanhar uma ótima salada. Costumo fazer o tartar de salmão, pois em casa a preferência é unânime.
Para nós mulheres, realmente o salmão tem uma grande importância. Já é sabido que este peixe possui ômega 3 e vitamina D e selênio, magnésio, fósforo, B6…..
Mas o que eu gostaria de contar, e que nem todas sabem, é sobre a origem deste prato. E para as pessoas que apreciam uma boa gastronomia nunca é demais se aculturar um pouquinho, não é mesmo?
O mais popular dos tartares, como também pode ser chamado são: o steak tartare (ou bouef tartare), e consiste de carne crua fresca e limpa, sem nervos e gorduras, picada na ponta da faca – moída jamais! – e depois temperada com cebola, alcaparras e acrescida de pimenta, entre outros ingredientes que mudam de acordo com a receita. Existem duas versões dobre a origem do tartar:
A primeira e que foi criado pelos tártaros, que tinham uma relação simbiótica com seus cavalos. Ficavam mal quando morria o cavalo, mas quando precisavam comiam a sua carne.
Outras versões contam que os tártaros, grupo étnico da Ásia Central, não saíam quase nunca de cima do cavalo e comiam carne crua – sem tempo de cozinhá-la – muitas vezes colocando os pedaços embaixo da sela para amaciá-la.
Mas agora vamos ao que realmente interessa:
RECEITA DO TARTARE DE SALMÃO
INGREDIENTES
150gr de salmão fresco picado
1colher de chá de alcaparras picadas
1colher de sopa de cebola roxa
1colher de café de sal
½ de limão siciliano exprimido
1colher de azeite extra virgem
½ colher de chá de salsinha picada
MODO DE PREPARO
Picar o salmão e juntar todos os outros ingredientes.
Misturar e servir com uma salada ou torradas.
Espero que gostem!
beijos, Malu.
Malu Facchini é Chef e proprietária do delicioso e super charmoso restaurante Caroline ( Rua Oscar Freire, 145 – Jardins. São Paulo. Fone: 11 3068 0601 ).