You are here
Home > COMPRINHAS > RENOVE SEU GUARDA-ROUPA EM 7 PASSOS E SEM GASTAR MUITO

RENOVE SEU GUARDA-ROUPA EM 7 PASSOS E SEM GASTAR MUITO

Renovar o guarda-roupa, não precisa ser necessariamente comprar e investir em novos ou em muitos itens. Aliás, quanto mais corretamente você consumir daqui para frente e quanto mais o seu armário corresponder ao seu eu real, estilo pessoal e estilo de vida, mais efetivo e amigo ele será e menos você precisará comprar para renovar suas produções. Livre-se de excessos, a hora é agora! Se você está em fases de mudança em seu estilo de vida, trabalho, etc, é o momento ideal para rever o que tem guardado, limpar o que precisa e começar a repensar compras mais conscientes para seu eu autêntico e principalmente, que sejam agregadoras e não acumuladoras. Nessa pandemia, onde muitas vezes olhamos ao armário e achamos que já não corresponde mais à quem somos e ao que vivemos, percebemos que há muitos itens desnecessários por ali, é a hora de parar tudo e fazer aquela limpeza/ organização, que irá lhe trazer maior clareza, paz e abrir energia para novas e corretas aquisições e por consequência, novos looks, mais adequados e alinhados à quem você é ( no meu programa Guarda-roupa Pleno, eu te ensino a se desprender dos itens que já não precisa mais e a organizar seu closet de forma “amorosa” e efetiva ). Por isso, antes desse processo de renovação de seu guarda-roupa e novas compras, é bem importante fazer um trabalho de autoconhecimento ( eu real e eu ideal ), descobrir seus estilos pessoais, se familiarizar com cores e aprender a usá-las em seu dia a dia, assim como acessórios poderosos. ( eu ensino esse passo a passo no meu curso 100% online Estilo para Mulheres Reais  ). Feito isso, a sua visão sobre o seu armário e suas necessidades será outra, muito mais autêntica e segura.


Amigos 728x90

Para quem ainda não compra roupa online ou está indo aos poucos, eu fiz esse post AQUI, com excelentes dicas, para começar já e não errar!  Abaixo, deixo o passo a passo para que seja viável ter um guarda-roupa sempre atual, renovando-o quando necessário, apenas com itens corretos e importantes para você e sua realidade, sem gastar muito:

Marcas Exclusivas 728x90

1-FAÇA UMA “VERDADEIRA “ FAXINA EM SEU GUARDA-ROUPA

Você “certamente” deve ter roupas, bolsas e acessórios que nunca usou ou usou muito pouco e insiste em guardá-los , pois “um dia” quem sabe, vai querer usá-los. Esse é o maior erro para se ter um guarda-roupa harmônico, funcional e atual. Primeiro, porquê o acúmulo de peças não lhe deixa visualizar com clareza aquilo que tem, o que é moda, o que é básico, Segundo, porquê com tanto “volume”, não dá vontade de mexer muito nas gavetas e cabides e dessa forma, você acaba esquecendo aquela peça que comprou há 5 meses. Assim, a primeira parte do processo é: Tire um dia para “limpar” seu armário!  Retire tudo que não usa há pelo menos um ano, não tenha dó e desapegue-se ( eu ensino esse passo, nesse meu método ). Hoje existem sites que cuidam somente desse tema, vender o que ainda é bacana, mas que você por algum motivo, não deseja mais. Olhe item por item, analise se realmente precisa de cada peça, e o que não for mais tão desejável , repasse. Além de deixar mais espaço no armário e assim, mais organização em sua vida, limpamos a energia do local, que fica preparado para o novo.

1- closet


Amigos 728x90

2-ORGANIZE SUAS PEÇAS POR COR OU POR TIPO DE PRODUTO

Mesmo que você não tenha um grande espaço para dispor suas roupas, é possível SIM organizar tudo de forma que fique muito mais fácil entender e enxergar, o que está armário. Coloque calças jeans em uma parte, em seguida calças coloridas e depois calças mais clássicas, em cores neutras, por exemplo. O mesmo para camisas, coloque-as em ordem de cores ou estilo. Já nas gavetas, reserve um espaço apenas para os básicos, em seguida para as peças de moda. Organize sapatos e cintos de forma que consiga visualiza-los. Hoje em dia, há móveis e objetos que ajudam na organização de cada item. ( se você já fez meu curso Estilo para Mulheres Reais, reveja a aula maravilhosa da Pati Penna, sobre organização de closet ). Sapatos, para quem tem pouco espaço como eu, se deixados em caixas, são mais fáceis de guardar, empilhando-as.  Experimente adicionar foto correspondente ao modelo, na frente de cada caixa. Isso vai lhe ajudar MUITO, na hora de buscar o par que você deseja.

2- closet

 

3-QUANDO TIVER TEMPO, FOTOGRAFE CADA PEÇA

Sei que você deve estar pensando: “mas como fotografar, se tenho tantas peças em meu armário, ficaria até 2030 para fazê-lo? ”. Ok, se você não quer começar a fotografar o que já tem, comece pelos modelos novos que adquirir de hoje em diante. Não precisa fotografar os básicos, mas os itens mais especiais. Você pode ter essas fotos inclusive em seu celular e toda vez que for compor um look, dê um olhadinha. Isso lhe ajuda a guardar na memória os itens que já tem ou que comprou a pouco e melhor, a fazer a seleção daqueles que precisa REALMENTE comprar. Se possível, faça pastinhas em seu computador ou celular, por tipo de produto fotografado, calça, blusa, camisa, sapatos, acessórios e assim por diante.. As fotos não precisam ser produzidas, fotografar suas peças em cabides, na porta do guarda-roupa, já é suficiente.

3- foto 1


Marcas Exclusivas 728x90

4-ANALISE OS ITENS QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA COMPRAR

Depois de feita a limpeza em seu armário, a organização das peças e tiradas as fotos ( se possível ), é hora de entender o que você já tem, os itens que continuará usando e o que “realmente” precisa comprar, aquela peça de moda que você quer mesmo investir e até os básicos que são necessários e que em alguns momentos precisam ser repostos. Sempre analise “seu estilo pessoal”, seu estilo de vida atual e o que falta no armário, para atendê-los. Assim, olhe, analise, pense,  acompanhe as informações do Buyer & Brand e do Modo de usar moda, informe-se, pesquise, tenha um caderninho onde possa anotar “as necessidades e desejos de compras do momento” ou da estação, e voilà, você já tem sua lista de “prioridades” para as próximas aquisições. Lembre-se: tudo o que for consumir para seu dia a dia ( tirando consumos pontuais como festas, etc ), precisa se multiplicar com as peças que já estão no seu guarda-roupa. Aqui estão alguns itens “facilitadores de estilo”, para ajudá-la a deixar o seu closet efetivo e multiplicador de looks:

 

1-Uma calça preta, com modelagem perfeita e confortável.

2-Um blazer preto com ótimo caimento ( ou em qualquer tom neutro – marinho, bege, nude ).

3-Uma flare ou Pantalona ( conforme seu estilo, pode ser uma pantalona ou flare em tecido de alfaiataria ou jeans, por exemplo ).

3-Um vestido preto ( sempre!! ), midi, evasê, reto, enfim, aquele que tiver a ver com seu estilo pessoal e de vida.

4- Uma Regata preta e uma regata Branca/ off white.

5- Uma t-shirt Preta e uma T-shirt Branca. Pode ser qualquer modelo de blusa básica. 

5- Um scarpin preto e um nude ( pode ter salto baixo ) ou mesmo uma sapatilha nesses tons, de bico fino, se não puder usar salto. Aqui você pode substituir esses sapatos, por aqueles que têm a ver com seu estilo pessoal e de vida e que devem ser curingas. 

6-Uma clutch em cor neutra ( pode ser preta, bege, nude… ) ou uma bolsa média/ pequena, transversal. 

7- Acessórios poderosos, como maxi colar ou vários colares, para um mix e para arrasar e combinar com os básicos. Também pode apostar em pulseiras, brincos, anéis e lenços, adaptando-os ao seu gosto, estilo e momento. Faça uma “compra” em seu próprio armário para esses itens, pois com certeza você tem muitos acessórios esquecidos e pouco aproveitados. 

A partir dessa lista, você pode comprar os demais itens, segundo seu desejo do momento, a moda que tem a ver com seu estilo e desejo e até as boas oportunidades, pois em liquidações, dá para comprar muitas peças que serão usadas em próximas coleções ( sempre prefira itens atemporais e de qualidade, para usá-los por muitos anos ) . Tendo itens curingas, os demais investimentos podem ser focados em “potencializadores” de looks, que trazem ponto de estilo à produção, como peças coloridas ( ponto de luz ), acessórios diferentes, lenços, cintos, terceiras peças, etc.

4

5-PESQUISE MUITO ANTES DE COMPRAR ALGO

Sabemos que as mulheres são 60% do público consumidor hoje no Brasil e isso se deve ao fato de gostarmos de comprar, claro, mas também porque compramos muito por impulso. Então,  como evitar essas compras, que são febre de momento e não nos agregarão?  Primeiro passo, se você está com algo na cabeça há dias, é porque realmente o deseja, então PESQUISE muito. Se preferir pesquisar em lojas, não leve o dinheiro/ cartão ou no momento da compra, dê uma pausa e pergunte à você mesma: “eu preciso mesmo desse item ou é desejo do momento”? Ele poderá ser usado para compor produções, com quantas peças do meu armário? ele será usado em quais ocasiões? Pode deixar essas questões anotadas em seu bloco de notas no celular e todas as vezes que for consumir algo, responda à cada uma, antes de se precipitar à compra. Se for pesquisar por internet é mais fácil, vá anotando os sites em que o seu item desejo está presente, cores, preços, faça uma listinha mesmo e guarde os links dos produtos que mais gostou. No fim de alguns minutos, você terá claro em suas anotações quais são os melhores sites para sua compra e o que realmente precisa. E se quiser fazer melhor, pesquise nos dois, sites e lojas físicas.Só depois dessa ampla pesquisa, faça sua escolha. Lembre-se, existem itens muito similares com diferenças grandes de preços. Entenda que muitas marcas “incríveis”, têm preços altos, porquê seu custo fixo é igualmente alto e isso é repassado para o preço final do produto ( aluguel de loja no melhor shopping, etc ) e não necessariamente, porquê esse produto é tão superior. Então, atenta a tudo. Pode ter certeza que se tiver o hábito de comprar conforme as dicas passadas aqui, sairá  muito mais satisfeita e contente, por ter feito bons investimentos.

5- closet 5


Marcas Exclusivas 728x90

6-COMPRE NAS LIQUIDAÇÕES

As marcas estão liquidando suas coleções mais rápido hoje em dia e muitas delas realmente dão 50% de desconto ou mais. Algumas Liquidações de Verão estão acontecendo em Novembro, pois as marcas entram com o alto-verão em seguida e geralmente em 26-12, começam as liquidações de verão, de verdade. Já as liquidações de Inverno, esse ano começaram em Maio, bem cedo mesmo. E como não errar nesse momento? Muito cuidado com a sensação de “está muito barato”, vou levar! porquê acabamos consumindo por preço e não por necessidade. São itens que em 99% das vezes, ficam parados no armário e trazem aquela sensação de arrependimento. E, lembrando também, que comprar 5 peças  mais “baratas”,  acaba saindo caro e quando você somar o montante, perceberá que poderia ter comprado um único item, que realmente iria usar, de mais qualidade e mais adequado à seu estilo/ momento. Como não cair nessa armadilha? colocando em práticas todas os 7 passos desse post e comprando apenas peças que são coerentes com seu armário, estilo pessoal e de vida. Sempre faça as  perguntinhas de ouro : eu preciso mesmo disso? vou usar quando e com quais peças do meu armário?

6- sale

7-ITENS DE MODA PODEM SER COMPRADOS EM MARCAS MAIS BARATAS

Aprenda a priorizar e a comprar cada tipo de peça nas marcas certas. Por exemplo, um bom básico tem maior durabilidade e como você vai usá-lo muito mais que as peças de moda, vale um maior investimento. O mesmo para calça jeans, ela precisa vestir bem e ter uma lavagem bonita. Como é um item que você usará por várias coleções, vale pagar um pouco mais caro por uma peça que tem excelente caimento e comprar apenas uma, ao invés de comprar duas que custam menos, mas não são tão incríveis. Blazer é algo muito caro nas lojas do Brasil, mas na Zara, por exemplo, eles são bonitos, tem ótimo caimento e preço médio bom. Além disso, nas promoções, os valores caem bastante. Calça de alfaiataria, com bom corte e bom tecido, você também pode investir em maior qualidade e pagar um pouco mais, pois é um clássico para a vida. Já aquela blusa com mangas bufantes, a saia de babados com estampa trend, coloridona, por exemplo, por serem peças muito de moda, provavelmente daqui há um ou dois anos, você terá se cansado ou por não serem mais tendência, cairão automaticamente em desuso. Por isso, você pode comprá-las em lojas mais baratas. E por último, Invista dinheiro em bolsas, cintos e sapatos de qualidade. Eles irão durar por muitos anos, são atemporais e dão o toque de estilo final às produções.

 

Bem, acho que é isso, lembre-se sempre de deixar o closet  o mais organizado possível e pelo menos uma vez por ano, faça uma “limpeza” e doe ou venda aquilo que não vai mais usar. Desta forma, fica muito fácil fazer compras conscientes e você coordena melhor  seu guarda roupa e controla suas compras e por consequência,  seu orçamento.

Gostou das dicas? Conte para mim quais irá colocar em prática e o resultado, combinado?

Um beijo grande

 

Eu sou a Marcia Paron, Coach de imagem e estilo, estilista e fashion buyer, autora do Curso e e-book Estilo para Mulheres Reais.

Quer fazer parte de minha lista vip, gratuita, do telegram? acesse AQUI.

Já segue minha página no instagram? Te espero lá, com muitas dicas de estilo, moda, autoimagem, autoestima.. @mododeusarmoda 

Já assina meu canal no Youtube? conheça mais aqui – Modo de Usar Moda 

Saiba mais sobre meu curso ESTILO PARA MULHERES REAIS e meu E-book.

Quer saber mais sobre meu trabalho e fazer um coaching comigo? Entre em contato através do e-mail [email protected] ou desse whatsapp.

Marcas Exclusivas 728x90

imagens reprodução: via pinterst

Marcia Paron
Marcia Paron

Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.

https://buyerandbrand.com.br

16 thoughts on “RENOVE SEU GUARDA-ROUPA EM 7 PASSOS E SEM GASTAR MUITO

Deixe uma resposta

Top