RENOVE SEU GUARDA-ROUPA EM 7 PASSOS E SEM GASTAR MUITO

Sabemos o quanto é caro hoje em dia renovar o guarda-roupa aqui no Brasil e muitas pessoas estão preferindo guardar dinheiro, viajar e fazer as compras de itens novos fora. Como o dólar subiu e as viagens vão ser postergadas também, o jeito é se virar por aqui. Eu indico e adoro comprar online, através dos e-commerces de moda, que oferecem a maioria das marcas nacionais e até internacionais ( eu adoro a Farfetch ) ou mesmo que tenham sua própria marca ( o caso da AMARO ). Comprando online, temos maior conforto ( não saímos de casa e a peça chega linda em nossas mãos ) e maior facilidade de pagamento, em até 10 x sem juros no cartão. Para quem ainda não compra roupa online, eu fiz esse post AQUI, com excelentes dicas, para começar já e não errar!  Abaixo, deixo o passo a passo, para que seja viável ter um guarda-roupa sempre atual, renovando-o a cada coleção, apenas com itens necessários, sem gastar muito:

Marcas Exclusivas 728x90

1-FAÇA UMA “VERDADEIRA “ FAXINA EM SEU GUARDA-ROUPA

Você “certamente” deve ter roupas, bolsas e acessórios que nunca usou, ou usou muito pouco e insiste em guarda-los , pois “um dia” quem sabe, vai querer usa-los.. Esse é o maior erro para se ter um guarda-roupa harmônico, funcional e atual.. Primeiro porque o acúmulo de peças não lhe deixa visualizar com clareza aquilo que tem, o que é moda, o que é básico, Segundo, porque com tanto volume não dá vontade de mexer muito nas gavetas e cabides e dessa forma, você acaba esquecendo aquela peça que comprou há 5 meses atrás.. Assim, a primeira parte do processo é: Tire um dia para “limpar” seu armário!  Retire tudo que não usa há anos, não tenha dó e desapegue-se.. Hoje existem sites que cuidam somente desse tema, vender o que ainda é bacana, mas que você por algum motivo, não deseja mais.. Olhe item por item, analise se realmente precisa de cada peça, e o que não for mais tão desejável , repasse.. Além de deixar mais espaço no armário e assim, mais organização em sua vida, limpamos a energia do local, e nessas limpezas, parece que ficamos até mais leves.

1- closet


728x90 - Flash Sale

2-ORGANIZE SUAS PEÇAS POR COR OU POR TIPO DE PRODUTO

Mesmo que você não tenha um grande espaço para dispor suas roupas, é possível SIM organizar tudo de forma que fique muito mais fácil entender e enxergar o que se tem no armário. Coloque calças jeans numa parte, em seguida calças coloridas, e depois calças mais clássicas, em cores neutras, por exemplo. O mesmo para camisas, coloque-as em ordem de cores ou estilo. Já nas gavetas, reserve um espaço apenas para os básicos, em seguida para as peças de moda. Organize sapatos e cintos de forma que consiga visualiza-los. Hoje em dia há móveis e objetos que ajudam na organização de cada item.. Lojas como a tok & stok, Westwing ( que eu amo! ), por exemplo, têm muitos deles a venda no site. Sapatos, para quem tem pouco espaço como eu, se deixados em caixas são mais fáceis de guardar, empilhando-as.  Experimente adicionar foto dos modelos na frente de cada caixa, isso vai lhe ajudar MUITO na hora de buscar o par que você deseja.

2- closet

 

3-QUANDO TIVER TEMPO, FOTOGRAFE CADA PEÇA

Sei que você deve estar pensando: “mas como fotografar? se tenho tantas peças em meu armário, ficaria até 2030 para fazê-lo”.. Ok, se você não quer começar a fotografar o que já tem, comece pelos modelos novos que adquirir de hoje em diante.. Não precisa fotografar os básicos, mas os itens mais especiais. Você pode ter essas fotos inclusive em seu celular, e toda vez que for compor um look, dê um olhadinha.. Isso lhe ajuda a guardar na memória os itens que já tem ou que comprou a pouco e melhor, a fazer a seleção daqueles que precisa REALMENTE comprar. Se possível, faça pastinhas em seu computador ou celular, por tipo de produto fotografado, calça, blusa, camisa, sapatos, e assim por diante.. As fotos não precisam ser produzidas, fotografa-las em cabides na porta do guarda-roupas já é suficiente.

3- foto 1


Marcas Exclusivas 728x90

4-ANALISE OS ITENS QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA COMPRAR

Depois de feita a limpeza em seu armário, a organização das peças e tiradas as fotos ( se possível ), é hora de entender o que você já tem, os itens que vai poder continuar usando, e o que “realmente” precisa comprar, aquela peça de moda que você quer mesmo investir  ( um top cropped, por exemplo ) , pois acha incrível e ainda não teve nada parecido,  e até os básicos que são necessários e que em alguns momentos precisam ser repostos. Assim, olhe, analise, pense, leia editoriais de revistas de moda ( acompanhe as informações do Buyer & Brand e do MODO DE USAR MODA!! Rsrrss ), se informe, pesquise, tenha um caderninho onde possa anotar “as necessidades de compras do mês” ou da estação, e voilà, você já tem sua lista de “prioridades” para as próximas compras. E lembre-se que algumas peças são “essenciais” e você deve tê-las, sim ou sim, em seu closet.. São elas:

 

1-Uma calça skinny preta, com modelagem perfeita.

2-Um blazer preto com ótimo caimento.

3-Um jeans flare com lavagem clara ou escura para quem preferir parecer mais magra.

3-Um vestido preto ( sempre!! ), com peplum, reto, enfim, o que vestir melhor  em seu corpo.

4- Uma Regata preta e uma regata Branca.

5- Uma t-shirt Preta e uma T-shirt Branca.

5- Um scarpin preto, lindooo.

6-Uma clutch em cor neutra ( pode ser preta, bege, cinza… )

7- Um maxi colar show, para arrasar e combinar com os básicos.

 

A partir dessa lista, você pode comprar os demais itens, segundo seu desejo do momento, a moda e as boas oportunidades, pois em liquidações , por exemplo, dá para comprar muitas peças que serão usadas em próximas coleções.

4


728x90 - Flash Sale

5-PESQUISE MUITO ANTES DE COMPRAR ALGO

Sabemos que as mulheres são 60% do público consumidor hoje no Brasil e isso se deve ao fato de gostarmos de comprar, claro, mas também porque compramos muito por impulso. Então,  como evitar que essas compras por impulso nos deixe no vermelho? Primeiro passo, se você está com algo na cabeça há dias, é porque realmente o deseja, então, PESQUISE. Se preferir pesquisar em lojas, não leve o cartão, ou no momento da compra pergunte a você mesma: “eu preciso mesmo desse item”? ..Se for pesquisar por internet, é mais fácil, vá anotando os sites em que o seu item desejo está presente, cores, preços, faça uma listinha mesmo.. No fim de alguns minutos, você terá claro em suas anotações quais são os melhores sites para sua compra.. E se quiser fazer melhor, pesquise nos dois, sites e lojas físicas.. Só depois dessa ampla pesquisa, faça sua escolha.. Lembre-se existem itens muito similares com diferença de preços absurdos.. Entenda que muitas marcas “bacanas” têm preços muito altos, porque seu custo fixo é alto ( aluguel de loja no melhor shopping, etc ) e não necessariamente porque seu produto é tão superior.. Então, atenta a tudo.. Pode ter certeza que se tiver o hábito de comprar após essa pesquisa, sairá  muito mais satisfeita e contente por ter feito bons negócios ..

5- closet 5


Marcas Exclusivas 728x90

6-COMPRE NAS LIQUIDAÇÕES

Eu estava paquerando uma bolsa da Arezzo mês passado muito bonita, mas custava R$499,00.. achei meio salgado para o tipo de material, pois não era couro.. Ontem, andando no Shopping Iguatemi,  vi a bag na vitrine  por R$249,00 e finalmente a comprei! Vejam, se usarmos as técnicas que apontei aqui ( perguntar se realmente precisamos daquele item-desejo naquele momento, pesquisarmos , etc ), esse tipo de oportunidade vai aparecer, já que as marcas estão liquidando suas coleções muito mais rápido hoje em dia e muitas delas realmente dão 50% de desconto ou mais.. Sem contar a Zara, que tem liquidação progressiva e acaba “dando” alguns dos produtos que estavam caros no começo da coleção.. Algumas Liquidações de Verão estão acontecendo em Outubro, pois as marcas entram com o alto-verão em seguida, e em 26-12 começam as liquidações de verão pra valer..  Já as liquidações de Inverno esse ano começaram em Maio.. bem cedo mesmo, ótimo para nós, pois assim dá para comprar muita coisa nova e usar na estação que mal começou..

6- sale


728x90 - Flash Sale

7-MODELOS DE MODA PODEM SER COMPRADOS EM MARCAS MAIS BARATAS

Aprenda a priorizar e a comprar cada tipo de peça nas marcas certas.. Por exemplo, um bom básico tem maior durabilidade e como você vai usa-lo muito mais que as peças de moda, vale um maior investimento.. O mesmo para calça jeans, ela tem que vestir bem e ter uma lavagem bacana.. como é um item que você usará por várias coleções, vale pagar um pouco mais caro por uma peça que tem excelente caimento e comprar apenas uma, ao invés de comprar duas que custam menos, mas não são tão incríveis.. Blazer é algo muito caro nas lojas do Brasil, mas na ZARA eles são impecáveis, lindos e com preço médio bom, além disso, nas promoções os valores caem muito.. Calça de alfaiataria com bom corte e bom tecido você  também pode investir em maior qualidade e pagar um pouco mais, pois é um clássico.. Já o cropped top, a saia longa florida, por exemplo, são peças muito de moda e dá para comprar em redes  de produtos mais em conta, como C&A, pois são itens que provavelmente na próxima campanha , você não vai querer nem olhar..Invista dinheiro em bolsas, cintos e sapatos de qualidade.. eles vão durar por muitos anos, são atemporais e dão o toque final às produções.

7d

 

Acho que é isso, lembre-se sempre de deixar o closet  o mais organizado possível e pelo menos uma vez por ano, faça uma “limpeza” e doe ou venda aquilo que não vai mais usar.. Desta forma, fica muito fácil fazer compras mais conscientes e você coordena melhor  seu guarda roupa e controla seu orçamento.


Marcas Exclusivas 728x90

imagens: via pinterst

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

11 thoughts on “RENOVE SEU GUARDA-ROUPA EM 7 PASSOS E SEM GASTAR MUITO

Deixe uma resposta