CORPO – 5 DICAS PARA LHE AJUDAR A EMAGRECER “DE VERDADE”

Eu sempre briguei com a balança.. desde que me conheço por gente, lembro de em algum momento fazer dieta e esporte, passar vontade e fome, odiar minha barriga e meu corpo.. e olha que não posso dizer que algum dia fui gordinha, mas muitas vezes estava alguns quilos acima de meu peso ideal e me sentia cansada, sem pique e minhas roupas começavam a apertar, então vinha aquela tristeza. Depois de muitos endocrinologistas (acho que conheci metade dos endócrinos de Sp ), nutricionistas ( idem, elas costumam dizer que eu posso dar aula sobre o assunto ), e muitas tentativas de perder peso, hoje posso lhes dizer com cem por cento de segurança que não há milagres e que algumas dicas são fundamentais para se perder peso com saúde e manter-se assim.. Por isso, dieta é, na minha humilde opinião, um grande erro ( não digo para aqueles com problemas de obesidade mórbida ), pois vive-se um tempo de grande sacrifício, depois alcança-se o peso ideal e em seguida, volta-se a recupera-lo.. O correto é uma alimentação balanceada, onde há consciência dos nutrientes necessários, o que faz bem, o que faz mal, e comer um pouco de cada coisa, além de se permitir, de tempos em tempos, comer aquilo que a faz sorrir, sem culpa! Desta forma, dá para perder peso e ser feliz! Por causa de tantos posts e reportagens que vejo e porque muitas pessoas me perguntando como eu, aos 40 anos, consigo manter meu peso e ser saudável,  resolvi dividir com vocês algumas das coisas que aprendi ao longo do tempo sobre vida saudável e corpo em forma. Essas são as 5 dicas principais de todas as pessoas que conheço, incluindo eu,  que hoje  conseguem manter um peso saudável. Lembrando que, mais importante do que ter o peso “ideal” ( sempre queremos pesar 40 quilos ), é ter um peso “saudável”. Aceitando isso, você vive muito mais feliz com o espelho. Essas 5 dicas eu as vivencio todos os dias, e apesar de mais uma vez estar na luta com a balança por causa de medicamentos que tomo para enxaqueca e que estão me engordando, são esses passos que me fazem sentir bem com meu corpo e ter saúde.

 

1- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SIMPLES

foto: pinterest
foto: pinterest

 

Eu sei que é uma chatice ter que ouvir sobre “alimentação” saudável, mas algumas trocas que você pode fazer no seu dia-a-dia, já mudam e muito a vida e lhe trazem inúmeros benefícios.. quer um exemplo? troque o refrigerante, mesmo que zero, por sucos magros como de limão e maracujá, ou por chá gelado, sem açúcar. não deixe de comer carboidratos nunca, mas prefira os complexos,  de farinha integral, já que são muito mais saudáveis, dão sensação de saciedade por mais tempo e não se transformam em açúcar no sangue com a facilidade dos carboidratos simples, compostos por farinha branca. Faça panquecas de clara de ovo com aveia, são muito gostosas e nutritivas, adicione mel, frutas de sua preferência, e substitua aquele doce que você ama tanto, mas que não pode comer todos os dias. Aprenda a gostar de salada. Como? simples, adicione ingredientes que você adora às folhas e tomates, como nozes, queijo magro, azeitonas, enfim, tudo aquilo que dê mais cor e sabor ás verduras e legumes, mas sempre lembrando de buscar ingredientes magros. Aproveite o inverno e abuse das sopas de legumes e caldos para o jantar, eles alimentam, esquentam e são muito nutritivos. Como sobremesa, banana assada com canela e um fio de mel! e se antes de deitar bater aquela fome, que tal um leite desnatado com canela e uma colher de café de nescau light, quentinho? uma delícia e muito pouco calórico. Tem muitas dúvidas sobre o certo e o errado na hora de se alimentar? procure uma nutricionista, vale muito a pena, ela vai lhe ajudar, e muito, a comer saudável e ser feliz!

 

2- ESPORTE – PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA

foto: pinterest
foto: pinterest

 

Quando falo da importância sobre esporte, as pessoas dizem ” ai, que preguiça”, ou ” minha vida é tão corrida, meus filhos e o trabalho levam todo o meu tempo”.. Pois é, é assim para todo mundo, mas fazer esporte, não quer dizer que você precise se matricular numa academia e virar atleta, uma simples caminhada de meia hora, 3 vezes por semana, já muda “totalmente” o corpo.. Não acredita? experimenta por 2 meses, mas tem que ser todas as semanas ao mesmo 3x, ok? e depois me conte! qualquer exercício que você faz já traz benefícios, inclusive ao coração. Ninguém é tão ocupado que não consiga meia hora, 3 vezes por semana, para se exercitar. Se você está empenhado a mudar de vida e a perder peso, deve se propor a algo e ser perseverante! eu acordei às 5h00 da manhã durante anos, pois só conseguia ir a academia entre 6h00 e 8h00! Depois que comecei a fazer esporte, nunca mais consegui parar! é viciante, uma delícia após uma boa caminhada sentir aquele bem estar e tomar um gostoso banho.. Tente! mas vá buscar sempre um esporte que combine com você e com seu estilo de vida.. o importante é se mexer! eu me exercito em casa, depois de anos na academia, resolvi trazer o treino para meu canto e deu muito certo! comprei poucos aparelhos, como pesos livres, colchonete e bola e é com eles que malho! Pago a uma personal  para fazer meu treino a cada 8 semanas ( eu malho sozinha porque estou muito acostumada e já conheço os movimentos, posições. Se não é seu caso, deve ter um professor lhe acompanhando, sempre ). Quer saber qual meu melhor investimento dos últimos 2 anos? uma esteira profissional! comprei, amei e uso quase todos os dias.. eu super indico esse investimento, mudou minha vida! toda vez que você tem 30 minutos corre para ela e faz seu esporte! fácil e prático.

 

3- TECNOLOGIA COMO ALIADA

Eu fiz ( aqui e aqui ) posts sobre as novas pulseiras esportivas que já são um super sucesso lá fora. Uma delas é a FuelBand da Nike, que comprei em Março, na Europa ( paguei 149,00 Euros ). O que elas fazem? acompanham seus passos, dizem quantas calorias você perdeu naquele dia e quantos pontos atingiu ( você estipula quantos pontos quer atingir, como meta, todos os dias ). Tem que ser usada o dia inteiro e algumas pessoas não as tiram nem para dormir.. No que essas pulseiras podem lhe ajudar? quando você vê que falta pouco para chegar a sua meta, sai para andar com o cachorro, corre um pouco mais na esteira, vai caminhar mais 20 minutos, enfim, ela lhe incentiva a fazer mais esporte, todos os dias. Há também os famosos monitores cardíacos, compostos por relógios e tiras elásticas que marcam o batimento cardíaco e calorias perdidas.. Todos esses aparelhos são aliados na busca pelo melhor desempenho esportivo e perda de peso. Estou viciada na Fuelband, apesar de achar os minitorres cardíacos mais completos, já que fazem o acompanhamento do batimento cardíaco, coisa que a pulseira não faz. Ainda é um acessório caro, mas tenho certeza que muitas marcas farão algo similar e a preços acessíveis muito em breve.

PULSEIRA UP DA JAWBONE
PULSEIRA UP DA JAWBONE
PULSEIRA UP DA JAWBONE
PULSEIRA UP DA JAWBONE
FUELBAND DA NIKE
FUELBAND DA NIKE
APLICATIVO DA FUELBAND NO IPHONE - ELE MONITORA AS AÇÕES DO DIA, COMO CALORIAS PERDIDAS, PASSOS, PONTOS ATINGIDOS...
APLICATIVO DA FUELBAND NO IPHONE – ELE MONITORA AS AÇÕES DO DIA, COMO CALORIAS PERDIDAS, PASSOS, PONTOS ATINGIDOS…

 

APLICATIVO DA FUELBAND NO IPHONE - CONTROLE DE SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS
APLICATIVO DA FUELBAND NO IPHONE – CONTROLE DE SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS

 

4- APLICATIVOS – CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO

Existem inúmeros aplicativos que lhe apoiam dia-a-dia no que se diz respeito a alimentação e consumo de calorias. Alguns até controlam e avisam, de tempos em tempo, durante todo o dia, quanto você deve consumir de água, por exemplo. Eu uso frequentemente o aplicativo “My Fitness Pal”, que é gratuito e muito completo, me ajuda bastante, mostrando quantas calorias eu consumo desde o café da manhã, lanches, até o jantar. Mostra também o percentual de carboidrato, proteína e gorduras consumidos, além de lhe dizer como está o andamento de sua “dieta”. Você personaliza e coloca sua altura, peso e sua meta, quanto quer pesar.. ele vai lhe assessorando. Eu estou aprendendo muito com esse aplicativo.. hoje sei que um suco de abacaxi com água de coco sem açúcar, de 300 ml tem quase 300 calorias, e por isso, prefiro os sucos mais magros ou mesmo os chás, que tem zero calorias! Vale muito a pena ter esse tipo de aplicativo como apoio de uma vida saudável. Ah, eles também controlam o esporte feito a cada dia, quantas calorias foram perdidas com ele e quantas calorias você pode consumir a mais em dias em que malha. Esses aplicativos são fáceis de instalar em seu celular e compatíveis com a grande maioria de sistemas operacionais ( android, IOS ).

TELAS DO APLICATIVO MYFITTNESSPAL - ACOMPANHAMENTO COMPLETO DE ALIMENTAÇÃO E ESPORTE
FUNÇÕES DO APLICATIVO MYFITNESSPAL – ACOMPANHAMENTO COMPLETO DE ALIMENTAÇÃO E ESPORTE

 

5-ÓLEO DE CÁRTAMO

cartamo

 

Algumas pessoas não acreditam, mas eu tomo óleo de cártamo há 2 anos, e no primeiro mês perdi 3 quilos ( aqui ).. Mas, o mais importante, segundo estudos, é que esse óleo não faz perder peso e sim gordura localizada! sim, ele queima gordura localizada e mesmo sem perder peso na balança, a pessoa consegue secar algumas áreas.. Quem me passou essa informação foi o Dr Luis Fernando Tovo, especialista em estudos sobre gordura, que tem um estudo a respeito do óleo de cártamo.. Acho que vale muito a pena experimentar. É, no mínimo, mais um aliado na perda de peso.

 

bem, acho que essas são dicas muito legais, e REAIS, sobre perda de peso e vida saudável, o resto, é lenda.. não acredite em milagres.. Para ter um corpo em forma, e um peso saudável, precisamos fazer nossa parte.. mas não precisa ser nenhum sacrifício, ok? basta escolher o esporte que lhe motive e os alimentos que lhe fazem feliz!

beijo grande.. espero que esse post possa lhes ajudar de alguma maneira!

 

Marcia Paron
Marcia Paron
Marcia Paron é estilista e Fashion Buyer, trabalhou para importantes marcas internacionais como Miss Sixty e Zara e hoje é gerente de negócios da cadeia Espanhola de lojas El Corte Inglés. Apaixonada por estética, arte e moda desde sempre, decidiu colocar em prática a paixão por escrever e orientar pessoas sobre tendências de moda, estilo pessoal, consumo consciente e autoestima, através do blog Buyer & Brand, um espaço aberto à informação sem afetação, com foco em moda acessível, feita para mulheres reais.
http://buyerandbrand.com.br

Deixe uma resposta